domingo, 29 de novembro de 2009

Trabalhos da PUC.


Queda Livre

A queda livre é o movimento de um corpo que, partindo do repouso e desprezando a resistência do ar, está sujeito, apenas à interação gravítica.

Quando lançamos um corpo verticalmente para cima verificamos que ele sobe até certa altura e depois cai porque é atraído pela Terra.

Da mesma forma observamos que um corpo cai ao ser abandonado de determinada altura porque é atraído pela Terra, como vimos no experimento.

Os corpos são atraídos pela Terra porque em torno dela há uma região chamada campo gravitacional que exerce uma atração sobre eles.

Denomina-se queda livre o movimento de subida ou de descida que os corpos realizam no vácuo, nas proximidades da superfície da Terra.

Podemos também desprezar a resistência que o ar exerce ao movimento dos corpos, durante a subida ou a descida, e, neste caso, considerá-los como em queda livre.

Quando um corpo é lançado verticalmente para cima realiza durante a subida um movimento retilíneo uniformemente retardado, pois o módulo de sua velocidade diminui no decorrer do tempo. E quando um corpo é lançado verticalmente para baixo realiza um movimento retilíneo uniformemente acelerado, pois o módulo de sua velocidade aumenta no decorrer do tempo.

Se abandonarmos da mesma altura dois corpos de massas diferentes e livres da resistência do ar (vácuo) é possível observar que o tempo de queda é igual para ambos.

Conclui-se então que o valor da aceleração da gravidade é independente da massa do corpo em queda livre e para lugares próximos da superfície da Terra (onde a resistência do ar é desprezada), assim como da altura a que ele se encontra. E que todos os corpos, independentemente de sua forma, massa, ou tamanho caem com aceleração constante e igual.


Nomes: Cibele Schumann, Daiane Holz.

Turma: 2°E


Nenhum comentário:

Postar um comentário