domingo, 29 de novembro de 2009



Madeira Fóssil
E suas transformações

Trata-se de restos de árvores soterradas em turfeiras e por estarem impregnadas de ácidos úmidos, resistem à putrefação.
Outro tipo de fóssil interessante é a madeira petrificada. A madeira petrificada geralmente se forma quando árvores caem em um rio, tornando-se saturadas e sendo enterradas na lama, cinzas, e outros materiais. A madeira petrificada pode preservar a estrutura da madeira com todos os seus detalhes, até o nível microscópico. Estruturas como os anéis de crescimento e os vários tecidos são características frequentemente observadas. Existem alguns minerais como a sílica na cinza vulcânica, que penetram lentamente na árvore e enchem os minúsculos poros das células da madeira. Isso muda a composição global da madeira, transforma-a em material pétreo, embora preserve sua estrutura original. A variedade de minerais em madeira petrificada cria cores vivas e impactantes.
Acreditava-se que só através de um processo lento de milhares de anos, que a madeira se tornaria uma pedra. Mas não é assim que acontece, isso se deve a experiências realizadas em laboratórios com pedaços de madeira, o qual sua petrificação em alguns anos se dá por completa.
Existem vários exemplos de pedras petrificadas (pedras preciosas), um exemplo é a ametista, que é uma pedra muito valiosa. É um quartzo de cor roxa, em tons que vão do roxo bem claro ao roxo profundo.
Nosso Estado é também muito rico em madeira fóssil, com a qual se podem obter belíssimos objetos decorativos, bijuterias e mesmo jóias. Atualmente sua produção está suspensa por medida legal, aguardando-se uma avaliação do nosso potencial para então se decidir onde pode ser extraída e em que volume.

Nomes: Cibele Schumann, Daiane Holz.
Turma: 2° E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário