domingo, 29 de novembro de 2009

Bolhas ( fto )


Nomes : Natiele Sampaio ,Susele Costa , Camila Athaide 2°E

Bolhas

Ao apertar o botão , as pessoas injetam um ar no cilindro que está cheio de óleo. Com isso, é possível observar que, durante a movimentação da bolha, a pressão que o líquido exerce sobre ela diminui e, assim, seu volume aumenta.

Nomes: Natiele Sampaio,Susele Costa e Camila Athaide 2°E

Caleidoscopio


O caleidoscópio foi inventado na Inglaterra, em 1817, pelo físico escocês David Brewster (1781-1868), enquanto realizava experimentos sobre a polarização da luz. Cerca de doze ou dezesseis meses mais tarde ele despertava a admiração universal. Conta-se que, à época, um rico francês adquiriu um caleidoscópio por 20.000 francos. Era feito com pérolas e gemas preciosas em vez de pedaços de vidro colorido.

Afirma-se que o caleidoscópio já era conhecido no século XVII, ou até mesmo muito antes, pelos antigos gregos.

O caleidoscópio de Brewster consistia em um tubo com pequenos fragmentos de vidro colorido e três espelhos que formavam um ângulo de 45 a 60 graus entre si. Os pedaços de vidro refletiam-se nos espelhos, cujos reflexos simétricos, provocados pela passagem da luz, criavam a imagem em cores.

Nomes : Natiele Sampaio, Susele Costa e Camaila Athaide 2°E

Giroscópio Humano


Feito de três anéis metálicos concêntricos e seis rolamentos,sendo dois fixos na base.A pessoa é fixada no interior do anel menor através de um velcro e fivelas.È uma experiência que a pessoa sentio mundo rodando.
O equipamento dá as pessoas a sensação de estar flutuando num ambiente sem gravidade.

Nomes: Natiele Sampaio , Susele Costa e Camila Athaide 2°E




Nomes: Luan, Monique e Ludmila

Por que a bola não cai?
Soprador de bolas

1. Ligue o ventilador pressionando o botão
2. Coloque a bola dentro do jato de ar


Por que a bola não cai?
Por que ela não é levada pelo jato?
Por que o jato de ar produz uma força de sustentação sobre a bola.

Explicação:
Nesse experimento que possui uma potente ventoinha, produzindo um jato de ar, o qual é orientado por meio de uma mangueira flexível, podendo ser deslocada da vertical.
Observa-se que a bola fica “presa” no interior desde jato de ar, ainda que o mesmo não seja vertical.
Tal fato pode ser analisado a luz da Mecânica dos Fluídos. Foi inicialmente enunciado por Daniel Bernoulli em 1738: “se a velocidade de uma partícula do fluido aumenta, enquanto ela se escoa ao longo de uma linha de corrente, a pressão do fluido deve diminuir, e vice-versa.”
Nesse caso especifico, para que a bola não caia, é necessário que a força peso seja equilibrada pelo surgimento de outra força de igual módulo e direção, porém com sentido contrário.
Essa outra força, também conhecida como “sustentação dinâmica”, está associada a circulação do ar, ou seja, com o escoamento do fluído (ar).
As linhas de corrente, devidas ao formato aerodinâmico da bola, indicam que o ar assume maior velocidade na parte de cima da bola do que na de baixo dela. Portanto a pressão do ar abaixo da mesma deve ser maior do que a pressão imediatamente acima da bola, de modo que, em função desse diferencial de pressão, uma força se sustentação dinâmico atuará sobre ela.


Nomes: Monique, Luan e Ludmila

Coração Humano:

Pesando apenas 300 g, o coração é um órgão essencial para o nosso corpo, pois, ele é responsável pelo bombeamento do sangue, que leva oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo para que elas se mantenham, e se desenvolvam.
É um órgão muscular que funciona como se fosse duas bombas trabalhando simultaneamente, uma das bombas engloba a aurícula e o ventrículo direitos e a outra a aurícula e o ventrículo esquerdos. A aurícola e o ventrícolo direito são responsáveis por arrastar o sangue para os pulmões, onde o dióxido de carbono é liberado, e o oxigênio é recebido. A aurícola e o ventrículo esquerdos, por outro lado, tem o trabalho de lever o sangue enriquecido com oxigênio para todo o corpo. Nesta experiência feita na PUC mostra como funciona um coração.

Nomes: Ludmila, Luan e Monique
Vulcão:
Nessa experiência que vimos na PUC, observamos um vulcão como se ele estivesse em erupção, lemos no cartaz que erupções de vulcões poderiam ter iniciado a vida na Terra, então fizemos uma pesquisa a esse respeito:
As primeiras análises com técnicas mais modernas foram realizadas por Stanley Miller da Universidade de Chicago em 1953 e 1954, ele simulou que as primeiras atmosferas da Terra seriam compostas de uma corrente elétrica e gases ricos em hidrogênio como, metano e amoníaco. Miller estava certo, os cientistas conseguiram comprovar que os gases de uma erupção vulcânica são ricos em hidrogênio, o mesmo que existia na atmosfera da Terra, comprovando então que no inicio da vida na Terra havia muitas atividades vulcânicas.
Hoje em dia existem ainda muitos vulcões em todo planeta, no Brasil, por exemplo, existem dois inativos. Mas ainda em alguns lugares ha vulcões ativos que causam grandes destruições, um grande marco na história de vulcões foi a história da cidade de Pompéia no Antigo Império Romano, onde toda a cidade foi petrificada pela larva do vulcão Vesúvio.

Nomes: Monique, Ludmila e Luan
Queda Livre:
A experiência é uma roda, e dentro dela há dois tubos transparentes que conforme a roda fosse girada os tubos e os objetos dentro dos tubos também eram girados ficando de cabeça para baixo e depois voltando ao normal. Dentro de cada tubo havia uma bolinha e uma pena iguais nos dois tubos, só que em um tubo havia ar e no outro vácuo. Então podemos perceber que quando o experimento ficava de cabeça para baixo, onde havia vácuo a queda dos objetos era na mesma aceleração, e onde não havia a bolinha que era mais pesada descia primeiro que a pena que era mais leve.
O primeiro pensador sobre este assunto foi o filósofo Aristóteles que acreditava que se objetos leves e pesados fossem abandonados de uma mesma altura, os objetos mais pesados alcançariam o solo mais rápido que os leves. Esta teoria foi aceita até que Galileu Galilei fez uma grande experiência, subiu no alto da torre de Pisa que fica na Itália e abandonou de lá vários objetos de diversos pesos, que atingiram o chão simultaneamente.
A comprovação veio então com os tubos de Newton, onde ele provou que tanto Aristóteles quanto Galileu estavam certos, os tubos que ele criou permitiam que existisse vácuo dentro deles, então foi simples fazer a experiência que foi feita no Museu da PUC

Fuso Horário

As zonas horárias ou fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo.

Os fusos horários geralmente estão centrados nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15°; no entanto, como se vê no mapa anexo, as formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas.
Todos os fusos horários são definidos em relação ao Tempo Universal Coordenado (UTC), o fuso horário que contém Londres quando esta cidade não está no horário de verão onde se localiza o meridiano de Greenwich, o qual divide o fuso horário.

O fuso horário é muito importante para nos orientarmos, além de também servir para controlar o consumo de energia elétrica.
Graças a ele podemos aproveitar melhor os dias e temos noites de sono corretamente.

Nomes: Lauren Lemos e Miriam Buss.
Turma: 2ºE

Fazendo bolhas
Nesse experimento tinhamos que puxar o êmbolo para cima, depois empurrá-lo para baixo, injetando ar no cilindro que está cheio de óleo.

Com isso, fazemos uma bolha que vai crescendo conforme vai subindo pelo tubo.

Isso acontece porque a pressão que o líquido exerce sobre a bolha vai diminuindo e por consequência, seu volume aumenta.
Esse mesmo fenômeno acontece no mar, quanto mais para o fundo vamos, mais pressão a água vai exercer sobre nós. Uma experiência simples para demonstrar isso, é pegar um tubo bem comprido, encher de água e empurrar uma latinha até o fundo. Quanto mais para o fundo a latinha for, mais ela vai se amassando.


Nomes: Lauren Lemos e Miriam Buss.
Turma: 2ºE

Aborto
Um aborto é quando a mulher para sua gravidez, expulsando de dentro de si, o feto, causando sua morte.
Isso pode ocorrer de forma espontânea ou artificial.
Atualmente no Brasil o aborto é considerado crime, exceto em duas situações: de estupro e de risco de vida materno. Estão fazendo uma proposta de um Anteprojeto de Lei, que está sendo encaminhado ao Congresso Nacional, alterando o Código Penal. Ele tenta incluir uma terceira possibilidade de aborto, que é quando está constatado anomalias fetais.

Nomes: Lauren Lemos e Miriam Buss.
Turma: 2ºE

Célula Animal
As células são os menores e mais simples componentes do corpo humano. A maioria das células são tão pequenas, que é necessário juntar milhares para cobrir a área de um centímetro quadrado.

A Célula animal é uma célula que se pode encontrar nos animais e que se distingue da célula vegetal pela ausência de parede celular e de plastos. Porém, tanto a célula animal quanto a vegetal são eucariontes.

A palavra célula foi usada pela 1° vez em 1665, pelo inglês Robert Hooke (1635-1703). Com um microscópio muito simples ele observou pedaços de cortiça, e ele percebeu que ela era formada por compartimentos vazios que ele chamou de células.
Estão presentes na célula animal:
Membrana plasmática, ribossomos, centríolos, complexo de Golgi, ribossomos, retículo endoplasmático, lisossomos, mitocôndria.

Nomes: Lauren Lemos e Miriam Buss.
Turma: 2ºE


Raios Coloridos

A bola de Plasma, diz respeito a uma montagem que reúne eletrônica e descarga em gases rarefeitos. A parte eletrônica prende-se a um circuito oscilador que produz altos potenciais elétricos capazes de, mediante o campo elétrico produzido, ionizar o gás rarefeito aprisionado no globo. Os raios observados nessa atmosfera de plasma são determinados, na sua forma, pela natureza do sinal elétrico utilizado, e, na sua cor, pelo tipo de gás utilizado.
Sob o efeito do intenso campo elétrico que cerca o elétrodo central do globo, ocorre a ionização do gás rarefeito e observam-se vários raios entre esse elétrodo central e o globo de vidro que tem, efetivamente, o potencial elétrico do solo. Os raios não têm direção privilegiada uma vez que o elétrodo central é equidistante de qualquer parte do globo de vidro.
Descargas elétricas provocam a excitação e a ionização de alguns átomos do gás. Os átomos excitados, ao voltarem ao seu estado inicial, emitem luz. Quando alguém aproxima a mão do globo haverá faísca entre o globo e as pontas dos dedos.
Como vimos então, a descarga elétrica é capaz de excitar os átomos do gás que se encontra dentro da lâmpada fluorescente, mesmo estando esta a uma certa distância da bola isto é uma prova de que a energia da radiação se propaga através do espaço.

Nomes: Cibele Scumann, Daiane Holz.
Turma: 2° E.


Aborto.

Um aborto ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou artificial, provocando-se o fim da gestação, e consequentemente o fim da vida do feto, mediante técnicas médicas, cirúrgicas entre outras.
Após 180 dias (seis meses) de gestação, quando o feto já é considerado viável, o processo tem a designação médica de parto prematuro. A terminologia "aborto", entretanto, pode continuar a ser utilizada em geral, quando refere-se à indução da morte do feto.
Através da história, o aborto foi provocado por vários métodos diferentes e seus aspectos morais, éticos, legais e religiosos são objeto de intenso debate em diversas partes do mundo.
Tipos de Aborto.
- Por envenenamento salino
Extrai-se o líquido amniótico dentro da bolsa que protege o bebê. Introduz-se uma longa agulha através do abdômen da mãe, até a bolsa amniótica e injeta-se em seu lugar uma solução salina concentrada. O bebê ingere esta solução que lhe causará a morte em 12 horas por envenenamento, desidratação, hemorragia do cérebro e de outros órgãos.
Esta solução salina produz queimaduras graves na pela do bebê. Algumas horas mais tarde, a mãe começa "o parto" e da a luz a um bebê morto ou moribundo, muitas vezes em movimento.
Este método é utilizado depois da 16o semana de gestação.
- Por Sucção
Insere-se no útero um tubo oco que tem uma ponta afiada. Uma forte sucção (28 vezes mais forte que a de um aspirador doméstico) despedaça o corpo do bebê que está se desenvolvendo, assim como a placenta e absorve "o produto da gravidez" (ou seja, o bebê), depositando-o depois em um balde. O abortista introduz logo uma pinça para extrair o crânio, que costuma não sair pelo tubo de sucção. Algumas vezes as partes mais pequenas do corpo do bebê podem ser identificadas. Quase 95% dos abortos nos países desenvolvidos são realizados desta forma.
- Por Dilatação e Curetagem
Neste método é utilizado uma cureta ou faca proveniente de uma colher afiada na ponta com a qual vai-se cortando o bebê em pedaços com o fim de facilitar sua extração pelo colo da matriz. Durante o segundo e terceiro trimestre da gestação o bebê é já grande demais para ser extraído por sucção; então utiliza-se o método chamado dilatação e curetagem.
A cureta é empregada para desmembrar o bebê, tirando-se logo em pedaços com ajuda do fórceps. Este método está se tornando o mais usual.
- Por "D & X" às 32o semanas
Este é o método mais espantoso de todos, também é conhecido como nascimento parcial. Costuma ser feito quando o bebê se encontra já muito próximo de seu nascimento. Depois de ter dilatado o colo uterino durante três dias e guiando-se por ecografia, o abortista introduz algumas pinças e agarra com elas uma perninha, depois a outra, seguida do corpo, até chegar aos ombros e braços do bebê. Assim extrai-se parcialmente o corpo do bebê, como se este fosse nascer, salvo que deixa-se a cabeça dentro do útero. Como a cabeça é grande demais para ser extraída intacta; o abortista, enterra algumas tesouras na base do crânio do bebê que está vivo, e as abre para ampliar o orifício. Então insere um catéter e extrai o cérebro mediante sucção.
Este procedimento faz com que o bebê morra e que sua cabeça se desabe. Em seguida extrai-se a criatura e lhe é cortada a placenta.
- Por Operação Cesárea
Este método é exatamente igual a uma operação cesárea até que se corte o cordão umbilical, salvo que em vez de cuidar da criança extraída, deixa-se que ela morra. A cesárea não tem o objetivo de salvar o bebê mas de matá-lo.
- Mediante Prostaglandinas
Esta droga provoca um parto prematuro durante qualquer etapa da gravidez. É usado para levar a cabo o aborto à metade da gravidez e nas últimas etapas deste. Sua principal "complicação" é que o bebê às vezes sai vivo. Também pode causar graves danos à mãe. Recentemente as prostaglandinas foram usadas com a RU- 486 para aumentar a "eficácia" destas.
- Pílula RU-486
Trata-se de uma pílula abortiva empregada conjuntamente com uma prostaglandina, que é eficiente se for empregada entre a primeira e a terceira semana depois de faltar a primeira menstruação da mãe. Por este motivo é conhecida como a "pílula do dia seguinte". Age matando de fome o diminuto bebê, privando do de um elemento vital, o hormônio progesterona. O aborto é produzido depois de vários dias de dolorosas contrações.
Quanto ao tempo de duração da gestação
• Aborto subclínico: abortamento que acontece antes de quatro semanas de gestação
• Aborto precoce: entre quatro e doze semanas
• Aborto tardio: após doze semanas

Concluímos que o aborto é correto onde a mãe corre risco de vida, onde a criança corre risco de vida ou em caso de estupro. Mas no caso de o casal não utilizar dos métodos anticonceptivos achamos incorreto, pois o casal tem que ser responsável pelo seus atos pois é a vida de uma criança em jogo.

Nomes: Cibele Schumann, Daiane Holz.
Turma: 2°E.


Madeira Fóssil
E suas transformações

Trata-se de restos de árvores soterradas em turfeiras e por estarem impregnadas de ácidos úmidos, resistem à putrefação.
Outro tipo de fóssil interessante é a madeira petrificada. A madeira petrificada geralmente se forma quando árvores caem em um rio, tornando-se saturadas e sendo enterradas na lama, cinzas, e outros materiais. A madeira petrificada pode preservar a estrutura da madeira com todos os seus detalhes, até o nível microscópico. Estruturas como os anéis de crescimento e os vários tecidos são características frequentemente observadas. Existem alguns minerais como a sílica na cinza vulcânica, que penetram lentamente na árvore e enchem os minúsculos poros das células da madeira. Isso muda a composição global da madeira, transforma-a em material pétreo, embora preserve sua estrutura original. A variedade de minerais em madeira petrificada cria cores vivas e impactantes.
Acreditava-se que só através de um processo lento de milhares de anos, que a madeira se tornaria uma pedra. Mas não é assim que acontece, isso se deve a experiências realizadas em laboratórios com pedaços de madeira, o qual sua petrificação em alguns anos se dá por completa.
Existem vários exemplos de pedras petrificadas (pedras preciosas), um exemplo é a ametista, que é uma pedra muito valiosa. É um quartzo de cor roxa, em tons que vão do roxo bem claro ao roxo profundo.
Nosso Estado é também muito rico em madeira fóssil, com a qual se podem obter belíssimos objetos decorativos, bijuterias e mesmo jóias. Atualmente sua produção está suspensa por medida legal, aguardando-se uma avaliação do nosso potencial para então se decidir onde pode ser extraída e em que volume.

Nomes: Cibele Schumann, Daiane Holz.
Turma: 2° E.

Trabalhos da PUC.


Queda Livre

A queda livre é o movimento de um corpo que, partindo do repouso e desprezando a resistência do ar, está sujeito, apenas à interação gravítica.

Quando lançamos um corpo verticalmente para cima verificamos que ele sobe até certa altura e depois cai porque é atraído pela Terra.

Da mesma forma observamos que um corpo cai ao ser abandonado de determinada altura porque é atraído pela Terra, como vimos no experimento.

Os corpos são atraídos pela Terra porque em torno dela há uma região chamada campo gravitacional que exerce uma atração sobre eles.

Denomina-se queda livre o movimento de subida ou de descida que os corpos realizam no vácuo, nas proximidades da superfície da Terra.

Podemos também desprezar a resistência que o ar exerce ao movimento dos corpos, durante a subida ou a descida, e, neste caso, considerá-los como em queda livre.

Quando um corpo é lançado verticalmente para cima realiza durante a subida um movimento retilíneo uniformemente retardado, pois o módulo de sua velocidade diminui no decorrer do tempo. E quando um corpo é lançado verticalmente para baixo realiza um movimento retilíneo uniformemente acelerado, pois o módulo de sua velocidade aumenta no decorrer do tempo.

Se abandonarmos da mesma altura dois corpos de massas diferentes e livres da resistência do ar (vácuo) é possível observar que o tempo de queda é igual para ambos.

Conclui-se então que o valor da aceleração da gravidade é independente da massa do corpo em queda livre e para lugares próximos da superfície da Terra (onde a resistência do ar é desprezada), assim como da altura a que ele se encontra. E que todos os corpos, independentemente de sua forma, massa, ou tamanho caem com aceleração constante e igual.


Nomes: Cibele Schumann, Daiane Holz.

Turma: 2°E