terça-feira, 5 de maio de 2009

Trabalho interdisciplinar.



Nomes: Lauren Lemos e Miriam Buss.

Primeiros Habitantes

Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil e durantes anos suas terras foram disputadas por outros países. Foram mortos, escravizados, tiveram sua cultura alterada tudo por interesse. Não só os índios brasileiros, mas os Astecas e os Incas, por exemplo, também sofreram tais mudanças. Esses povos sempre foram bem hospitaleiros e tinham grande respeito pela natureza.Nisso podemos citar um famoso livro Iracema, de José de Alencar, aonde mostra claramente o quanto os índios eram hospitaleiros, mas ainda sim eram cautelosos para que sua raça não se misturasse com as do “branco”.Com esse mesmo espírito de hospitalidade junto com a crença de que deuses poderiam voltar a terra, foi que o império Asteca foi destruído.Já os índios brasileiros a princípio foram “amistosos” com os portugueses. Ajudavam eles até o certo momento em que os portugueses decidiram mudar os costumes dos índios; Fazer com que trabalhasse para eles, estipular horários, fazer com que se vestissem.Hoje em dia ainda há índios no Brasil, mas são poucos que ainda permanecem com suas crenças, costumes e cultura, pois cada vez mais os “brancos” vão tomando seu lugar, impondo seus costumes.Isso é uma falta de respeito com os índios, tendo em mente que essas terras são muito mais deles do que nossas.Nós é quem somos os estrangeiros e eles é quem foram o povo que nos receberam com grande hospitalidade.Com eles é que devemos aprender, sendo que seu trabalho é coletivo e não competitivo, são hospitaleiros e não hostis como somos nós hoje. Além disso, acima de tudo respeitam a natureza, fonte de vida, coisa que nós mesmos não respeitamos e por isso sofremos hoje com as mudanças climáticas.Deveríamos era aprender com os índios, como por exemplo, aprender a tirar remédios da natureza sem prejudicá-la. Deveríamos respeitar seu espaço, deixar que eles sigam sua cultura. É por causa de nosso egoísmo que o mundo está se destruindo.
Nomes: Luan Santos, Vinícius Pacheco e Alesi Bohns.
A luta de um povo
Os conflitos entre povos são acontecimentos que marcam a história do continente americano, principalmente quando esses povos têm culturas e tradições tão diferentes, pois por fazerem partes de sociedades tão distintas se diferem em interesses e costumes, como é o caso da relação de Índios e brancos de antigamente até os dias de hoje.Os Índios por amarem demais a terra em que vivem, pois é dela que tiram seu sustento e onde enterram seus mortos, chegam a se organizar para protestar contra homens brancos que resolvem construir usinas de beneficiamento, mas esta obra levaria ao alagamento de toda uma reserva que abrange inúmeras tribos. Eles crêem tanto naquilo que defendem que até a maneira de protestar vem dos costumes que eles estão defendendo, por isso, pintam o rosto, se vestem e dançam pedindo ajuda aos deuses para que a obra não aconteça, pois só assim se manterão unidos e fortes para garantir os costumes que trazem de geração em geração. Um protesto semelhante a este, anteriormente citado, aconteceu no STF (Supremo Tribunal Federal) onde índios, defenderam o direito de permanecerem em terras previamente demarcadas como reservas indígenas, a Raposa Serra do Sol, que visava à implantação de postos e derivados militares e a expansão da malha viária, necessitando assim da saída de seus ocupantes, mas estes lutaram em defesa de seu território. Esses fatos, assim como outros nos levam a concluir que esses conflitos igualmente acontecem como no livro de Iracema, que faz parte da nossa literatura brasileira, onde o índio busca a garantia de seus costumes e culturas, pois sabe que a proximidade de uma sociedade tão diferente da sua, como é a dos homens brancos traria, como até hoje trouxe, uma ameaça a sua existência como “Indígena propriamente dito”, inserido no seu ambiente natural e com seu modo próprio de viver, para que não perca suas origens, mantendo sempre viva sua herança cultural.
Nomes: Daiane Holz, Monique Strieder, Tamires Afonso.
A mão dos brancos sobre os índios
Os índios cada vez mais perdem seu espaço para os "brancos", isso vem ocorrendo a muito tempo. No livro Iracema já escrito a um tempo atrás ja fala dessa invasão dos brancos na vida dos índigenas. Com a invasão, modificou a cultura dos índios, muitos ja adotaram as roupas, os alimentos,enfim, o modo de viver dos brancos. Alem de mecherem com a cultura dos índios mecheram também com suas terras, muitos índios reclamam ate hoje pela invasões dos brancos. No livro Iracema conta a história de um amor proibido entre uma índia brasileira e um invasor português. Com esse romance já podemos ver que desde 1865 já tem esse problema das invasões nas terras dos índios. Como vimos desde muito tempo, os custumes dos índigenas são enfluênciados por eles. Antigamente eles tinham um costume de andar sem roupas, com apenas pinturas, acessórios feitos com penas e por eles mesmos. Com a influência dos homem branco esse costuma mudou, eles foram obrigados a se vestir igual a eles, e também usar acessórios que os brancos lhe davam em troca de seu trabalho (1350).Muitos índios tem suas terras envadidas por mineradoras, usinas e outras, essas empresas só vem o seu lado, o quanto elas vão ganhar, não se importam por estar destruindo as terras dos índios, a natureza.Por esses motivos todos e com toda razão os índios tem direito de se revoltar, pois, são simplesmente explorados, maltratados, obrigados a mudar suas culturas, simplesmente por homens que querem lucrar sobre eles e suas terras.
Nomes: Fernanda, Helena e Ludmila.
A batalha dos Índios
Com o passar do tempo, viemos a entender como e porque os índios foram perdendo seus costumes, seus hábitos, suas culturas para os 'brancos', pois suas terras eram disputadas por muitos países. Também podem ser citados nessa mudança, os maias, incas, astecas e índios brasileiros. Por mais que tenham sofrido essas grandes mudanças, eram muito prestativos e tinham grande respeito, principalmente pela natureza, pois dela lhe tiravam alimento, vestimenta e moradia. De algum tempo pra cá, foram perdendo todos os seus direitos aos 'brancos', que começaram a destruir as áreas habitadas pelos índios, que foram perdendo total sustento. Como cita o livro Iracema de José de Alencar, os índios eram muito cuidadosos para que seu povo não se misturasse com os 'brancos'. Mas com o passar do tempo, foram manipulados a fazer as suas tarefas, os índios tinham que vestir o que os 'brancos' mandassem eles vestirem, não só isso, tinham que fazer tudo, como se fossem escravos. Hoje, no Brasil, ainda existem muitos índios, mas praticamente sem seus costumes, hábitos, sem sua cultura, pois nós estamos nos apoderando cada vez mais de suas terras, para colocar grandes empresas, que geram muito lucro para os donos, para o país... Mas também por causa dessas empresas, sofremos cada vez mais com as mudanças climáticas, pois temos uma grande fonte de oxigênio puro, que estamos destruindo aos poucos, e só quando não existir quase vida, todos pensarão naqueles 'pouquinhos' de natureza jogada fora. Temos que lembrar, que foram eles os dispostos a nos agregar em suas terras. Por isso devem sempre lutar pelos seus direitos, porque são um povo, que de geração em geração foram perdendo quase tudo. Há tantas maneiras de gerar lucro desse recurso tão natural,sem causar vastas destruições em matas e rios, como por exemplo usar para fontes de estudo há novos medicamentos, não tem porque destruir uma benefício para todos nós seres humanos. E, além disso, deveríamos todos ter a mesma 'educação' que os índios, pois não pensam somente no lucro que tal investimento vai lhes fornecer, e sim, se aquilo seria realmente o que seu povo está precisando, coisas que hoje em dia, aqui no Brasil e em muitos lugares não acontecem muito.
Nomes: Thomaz Potenza, Juliano Antunes.
História dos Índios
Ao longo dos anos na história, vimos que o povo indígena não teve reconhecido o seu devido valor na sociedade; isso ocorre porque não foi respeitado o seu espaço geográfico, eles se disseminaram com o povo branco, além do que, eles perderam sua liberdade com a construção do país. Antes os índios viviam livremente, as terras só pertenciam a eles, com a descoberta dos portugueses, o homem branco tomou o espaço dos índios, que passaram a trabalhar como escravos e a viver, como até hoje em dia, em áreas muito restritas. Muitas áreas foram dominadas e os índios expulsos em nome do objetivo comercial com o desmatamento das florestas, que levou por fim a vastas áreas de degradação da natureza.
Outro ponto a ser levado em consideração, é que os índios passaram a se relacionar com os brancos, e com isso se disseminaram e perderam sua identidade indígena, porque dessa mistura ocorrida os valores dos seus filhos passaram a estar muito relacionados com os valores dos povos europeus, aos quais estavam compreendidos no território brasileiro.
Alem disso, eles perderam a sua liberdade e identidade cultural, seus costumes, crenças, hábitos genuínos que devido a desintegração dos seus grupos e a repressão por parte do homem branco, acabaram perdendo boa parte de sua força. Foi muito difícil diante deste processo todo de mudança da realidade, da nova civilização que os europeus trouxeram, a manutenção por parte dos mesmos das bases que mantinham a sua cultura. Elas foram em muito reprimidas.
Com base nos argumentos citados, podemos concluir que os índios, legítimos brasileiros por serem os primeiros habitantes do Brasil, deveriam de ser vistos com mais respeito pelos nossos governantes, assim como pelos outros povos que habitam o Brasil, afim de que sejam preservadas sua integridade e sua cultura e tenham uma maior valorização desta.
Nomes: Natiele Sampaio, Camila Athaide, Susele Pinho.
Povos Indigenas
Os índios são divididos em astecas, maias, incas e tupis. Os primeiros habitantes do Brasil foram os índios, eles eram povos que viviam em tribos e se dedicavam a pesca, coleita. Os maias tinham uma organização política e eram eXtremamente religiosos , os astecas se destacavam pela educação ,pois os livros em era de grande importância. Os incas apesar de serem povos determinados e terem um exercito bem treinado e organizado, acabou-se revelando bastante frágil diante do invasor. Os tupis foram os primeiros habitantes brasileiros, eles tinham grande diversidade e cultura, religião e línguas. Como no livro Iracema de José de Alencar os brancos começaram a dominar os índios, assim modificando a cultura indígena, por tanto os índios tiveram que se adaptar aos costumes dos brancos. Concluímos que com o passar do tempo os índios foram perdendo seu território e sendo prejudicados,as pessoas deveriam dar mais assistência. Pois, com nossa ambição eles estão sendo injustiçados.
Nomes: Annelise Valente, Daiana Medeiros, Bárbara Oliveira.
Interferência do Homem Branco na Cultura Indígena
A cultura indígena, no dia de hoje, sofre com o impacto dos valores urbanos. Com o passar dos anos, os índios foram cada vez mais perdendo seus costumes e sua cultura. O homem branco também interfere na vida dos índios, tomando seu território e poluindo o meio ambiente.
Como já escrito no livro Iracema (José de Alencar) desde aquela época o homem branco já interferia na cultura indígena, travando assim conflitos que permanecem até os dias atuais. Eles mudaram muito seus costumes, como Poe exemplo passaram do uso de plumagens e pinturas para roupas trazidas pelos europeus.
Não só os índios do Brasil, mas também os Incas e os Astecas sofreram com o domínio do homem branco em suas terras. Portanto a cultura indígena, não só no Brasil, foi modificada e muitos deles foram escravizados e maltratados. Assim como no livro de Iracema, já citado acima, o homem branco entra em território indígena e se aproxima trazendo outras culturas, mudando costumes e prejudicando tal povo.
Com base nos argumentos citados,concluímos que com o passar do tempo os índios foram perdendo seu território, sendo prejudicados e explorados. Ao invés de serem vistos com respeito, afim de que sejam preservadas, com maior valorização, sua cultura.
Nomes: Grace Rosado, Cibele Schumann.

Povos Indígenas: a extinção

Com o passar do tempo o homem branco vem se apoderando da cultura indígena. Os índios vêm perdendo seus costumes e deixando para trás hábitos de seus antepassados. Com a construção da usina de mineração na Amazônia, os índios perderiam suas terras e os rios acabariam poluídos. Além do mais, os indígenas deixariam de ser independentes e dependeriam do homem branco. Com a invasão do homem branco, os costumes indígenas têm sido deixados de lado. Coisas como: alimentação, vestuário e religião estão sendo esquecidos. Os índios estão sendo obrigados a mudarem seus costumes e tendo que se acostumar aos hábitos do homem branco, ou seja, a vida dos indígenas esta sendo modificada. Diferente do que víamos antigamente, onde era dado o merecido valor aos índios, como no livro Iracema, que mostra o índio como uma figura heróica.
Os índios têm protestado contra a devastação da Amazônia, para que suas terras e rios não sejam prejudicados pela construção da Usina de Belomonte, que alagará a região onde a tribo vive, sem falar que parte da Amazônia será devastada. Perderão toda sua cultura e herança. Além disso, os transgênicos irão prejudicar muito a soberania alimentar.
Nas tribos, os índios vivem da caça, pesca e da colheita. Se vierem para a zona urbana terão que se habituar a um novo modo de vida, que não estão acostumados, como por exemplo: se vestir como o homem branco, a sua alimentação não será mais a mesma, terão que trabalhar para o seu sustento e até o seu modo de falar, que só é compreendido entre si, vai mudar.
Conforme o que foi mencionado, tudo nos leva a crer que se o homem continuar a se impor, o que era uma cultura, uma herança, aos poucos vai se terminando. Por isso seria melhor que os indígenas continuassem a viver do seu modo, com os seus costumes, com as suas tradições e com a sua cultura e que o homem branco se preocupasse mais em preservar a sua origem, ao invés de querer acabar com a cultura de um povo.
Nomes: Pedro Ávila, Gustavo Ferraz, Bruno Volz.
Intervenção do homem branco
Os índios foram os primeiros a povoarem as Américas,os índios Brasileiros especificamente viviam em tribos, tinham seus costumes, suas regras e seu modo de viver diferenciado um do outro. Desde a chegada do homem branco a terras americanas o modo de vida dos indígenas sofreu um grande impacto, primeiro foram amistosos e receberam os brancos com hospitalidade como mostra um livro escrito na época Iracema de Jose de Alencar os recebiam bem mas não aceitavam a mistura das raças, depois os Portugueses ocuparam e começaram a explorar as terras. Logo os índios estavam em uma vida escrava, tendo que se submeter a ordens, o que não durou muito tempo, pois não estavam acostumados a trabalhos forçados e as iguarias da Europa já não tinham mais valor para convence-los a trabalhar,com a má aceitação dos índios ao trabalho escravo vieram então os negros.
Bom, os índios foram dominados, seus lares eram determinados pelos invasores agora, com o passar do tempo os índios foram cada vez mais sendo expulsos de suas próprias terras e postos em pequenas partes de uma grande terra que a principio era toda deles.
O tempo passa e o mesmo acontece até os dias de hoje índios tirados de suas terras para serem melhores exploradas não mudou muita coisa se olhar bem cada vez piora mais, índios que antes davam valor a natureza seus rituais etç, hoje dão valor para coisas materiais graças a influencia do homem branco na sua sociedade as vezes com boas intenções mas mesmo assim influenciando em sua forma de se curar de se vestir e de se portar, boa parte dos que moram aqui descendentes de europeus não aceitam uma forma de cultura que não seja a deles portanto se acham superiores.
O governo devia dar mais importância aos índios e ao que eles originalmente dão valor a natureza por que afinal os donos das terras são eles não nós tudo que há de verde está sendo destruído por ambiciosos e o espaço deles está cada vez menor vai chegar o dia que não haverá mais espaço e eles terão de aderir por completo nossos costumes e valores.

Nomes: Marina Fernandes Neves, Franciele Bueno.
A luta do povo indígena

Os índios foram os primeiros a povoarem as Américas. Eles tinham seus costumes, religião, regras e hábitos diferentes um do outro.
Quando o homem branco chegou a America, os índios sofrerão muito com as diferenças de hábitos, o homem branco logo quis impor seus costumes, por exemplo, na alimentação, no modo de se vestir e no comportamento. Primeiramente os índios tentarão receber o homem branco com hospitalidade como fala o livro Iracema, mais eles tinham seus costumes e suas crenças e não aceitavam os costumes do homem branco, assim como o homem branco não aceitava os costumes indígenas.
Depois de os Portugueses terem ocupado as terras e as explorado, os índios estavam vivendo em uma vida escrava, pois se submetiam a ordens quem não aceitavam.
Os Portugueses nas batalhas com os índios sempre saiam em vantagem, pois tinham armas de fogo e matavam muito mais índios, os pobres índios tinham armas artesanais, lanças, etc.
Os espanhóis que também já estavam nessa luta pela conquista das terras americanas ganharam o consentimento do papa para conquistar as terras americanas com a “desculpa” de cate czar os índios, ai então a coroa espanhola determinou que eles viveriam em lotes.
No começo os índios trabalhavam em troca de especiarias européias, o que não durou muito tempo, pois os índios não estavam acostumados a trabalhos forçados e os Portugueses achavam o índio muito “preguiçoso”, então trouxeram os negros para a America.
E isso acontece ate hoje em dia, os índios são tirados de suas terras para elas serem melhor exploradas, o homem branco influenciou muito na vida e nos costumes indígenas, antes os índios se importavam com seus rituais, se importavam, mais com a natureza, hoje em dia eles se importam muito mais com coisas materiais.
O homem branco tinha e tem ate hoje o costume de querer que tudo funcione da sua maneira, não aceita o modo de vida indígena.
O governo deveria dar mais bola para os índios, ajudá-los mais, afinal de contas, eles fazem parte da nossa historia.