domingo, 29 de novembro de 2009



Raios Coloridos

A bola de Plasma, diz respeito a uma montagem que reúne eletrônica e descarga em gases rarefeitos. A parte eletrônica prende-se a um circuito oscilador que produz altos potenciais elétricos capazes de, mediante o campo elétrico produzido, ionizar o gás rarefeito aprisionado no globo. Os raios observados nessa atmosfera de plasma são determinados, na sua forma, pela natureza do sinal elétrico utilizado, e, na sua cor, pelo tipo de gás utilizado.
Sob o efeito do intenso campo elétrico que cerca o elétrodo central do globo, ocorre a ionização do gás rarefeito e observam-se vários raios entre esse elétrodo central e o globo de vidro que tem, efetivamente, o potencial elétrico do solo. Os raios não têm direção privilegiada uma vez que o elétrodo central é equidistante de qualquer parte do globo de vidro.
Descargas elétricas provocam a excitação e a ionização de alguns átomos do gás. Os átomos excitados, ao voltarem ao seu estado inicial, emitem luz. Quando alguém aproxima a mão do globo haverá faísca entre o globo e as pontas dos dedos.
Como vimos então, a descarga elétrica é capaz de excitar os átomos do gás que se encontra dentro da lâmpada fluorescente, mesmo estando esta a uma certa distância da bola isto é uma prova de que a energia da radiação se propaga através do espaço.

Nomes: Cibele Scumann, Daiane Holz.
Turma: 2° E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário