domingo, 29 de novembro de 2009





Nomes: Luan, Monique e Ludmila

Por que a bola não cai?
Soprador de bolas

1. Ligue o ventilador pressionando o botão
2. Coloque a bola dentro do jato de ar


Por que a bola não cai?
Por que ela não é levada pelo jato?
Por que o jato de ar produz uma força de sustentação sobre a bola.

Explicação:
Nesse experimento que possui uma potente ventoinha, produzindo um jato de ar, o qual é orientado por meio de uma mangueira flexível, podendo ser deslocada da vertical.
Observa-se que a bola fica “presa” no interior desde jato de ar, ainda que o mesmo não seja vertical.
Tal fato pode ser analisado a luz da Mecânica dos Fluídos. Foi inicialmente enunciado por Daniel Bernoulli em 1738: “se a velocidade de uma partícula do fluido aumenta, enquanto ela se escoa ao longo de uma linha de corrente, a pressão do fluido deve diminuir, e vice-versa.”
Nesse caso especifico, para que a bola não caia, é necessário que a força peso seja equilibrada pelo surgimento de outra força de igual módulo e direção, porém com sentido contrário.
Essa outra força, também conhecida como “sustentação dinâmica”, está associada a circulação do ar, ou seja, com o escoamento do fluído (ar).
As linhas de corrente, devidas ao formato aerodinâmico da bola, indicam que o ar assume maior velocidade na parte de cima da bola do que na de baixo dela. Portanto a pressão do ar abaixo da mesma deve ser maior do que a pressão imediatamente acima da bola, de modo que, em função desse diferencial de pressão, uma força se sustentação dinâmico atuará sobre ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário